quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Teatro: Hell, de Hector Babenco


"Eu sou uma putinha. Daquelas bem insuportáveis. Da pior espécie. Meu credo é: Seja bela e consumista". É assim que se inicia a peça teatral Hell, adaptação do livro Hell - Paris 75016, escrito pela jovem francesa Lolita Pille. Adaptação esta realizada de forma bela e densa por Marco Antônio Braz e pelo incrível cineasta Hector Babenco, que começou no teatro.

A trama gira em torno de Hell, uma jovem adulta da alta (ou melhor, altíssima) sociedade parisiense que só pensa em sexo, drogas, sexo, compras e sexo. Afundada em sua vidinha medíocre, a mulher acaba se envolvendo com o playboy Andrea, tão fútil quanto ela.

Em uma peça que mais parece um monólogo, a atriz e mulher do diretor Bárbara Paz presenteia o público com uma atuação MAGISTRAL, digna de se aplaudir de pé. Bárbara consegue dissecar a alma de sua personagem, envolvendo de forma profunda qualquer um que a assista. Por outro lado, o ator Ricardo Tozzi, que interpreta Andrea, atua de forma tão morna que mais parece um objeto, muito bem "usado" pela colega de palco.

Muitos vêm criticando o espetáculo por este mais parecer uma leitura de livro do que uma peça em si. Para mim, este é o segredo de Hell; ações que poderiam ser interpretadas são narradas de forma abrupta e sem pudor, o que faz com que o público se sinta ainda mais penetrado no universo das personagens.

O ponto alto da peça, contudo, está na montagem da mesma. A protagonista troca inúmeras vezes de figurino. A cada troca, um visual ainda mais lindo e surpreendente aparece. A cenografia também é impecável, e sua simplicidade é ignorada graças à meticulosa e muito bem trabalhada iluminação. Ah, a trilha sonora também é de se admirar.

Em suma, pode-se dizer que Hell é um espetáculo que pode não agradar a muitos (isso por ter um diálogo muito pesado e até mesmo obsceno), mas que merece ser ovacionado por longos minutos por aqueles que se deixarem envolver. Lindo demais, tirou o meu fôlego e fez a minha admiração pelo casal Babenco-Paz crescer ainda mais.
Corra e se deleite com uma excelente peça de teatro. A temporada chega ao fim neste domingo!






Serviço
Peça de teatro: Hell, de Hector Babenco - 75 minutos
Onde
: Teatro do Sesi São Paulo - Av. Paulista, 1313, Metrô Trianon-Masp, São Paulo - SP
Quando: 16, 17, 18 e 19 de dezembro, às 20h. 17, 18 e 19 de dezembro, também às 17h.
Quanto: gratuito às quintas e sextas, R$10,00 aos sábados e domingos.
Compre antecipadamente:
aqui!
Saiba mais:
http://www.sesisp.org.br/home/2006/centrocultural/Prog_teatro_HELL.asp

5 comentários:

  1. 10,00 reais? No rio de janeiro é 80,00 reais. Que absurdo! Mas é peça é realmente fantástica! Valeu a pena.

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra conseguir a trilha sonora? Realmente é fantástica!

    ResponderExcluir
  3. Queria MUITO encontrar a trilha sonora também!

    ResponderExcluir
  4. poxa vida, por que não disponibilizar a trilha? afinal, fazemos todos parte do público pagante que se encantou com a trilha. não merecemos? :)

    ResponderExcluir
  5. Ah, a trilha é tão boa quanto a peça em si.

    ResponderExcluir