quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bourbon Street Fest 2011 - shows gratuitos


É. Mais uma vez, o jazz irá invadir a cidade de São Paulo. Nesta sexta (29/07), tem início a nona edição do Bourbon Street Fest. O evento conta com três palcos; o do Parque do Ibirapuera (grátis), o da casa de shows Bourbon Street Music Club (shows noturnos pagos), e o Bourbon On The Street (grátis). A programação, fiel aos sons e ritmos de New Orleans, conta com 7 atrações internacionais e se estende do dia 29 de julho ao dia 7 de agosto. Detalhes sobre a mesma e sobre as programações de Brasília e do Rio de Janeiro podem ser obtidos no site do festival.

Resolvi, aqui no blog, destacar o que ocorrerá gratuitamente em SP. No sábado, dia 30 de julho, o Ibirapuera ficará movimentado. Às 15h30, a brasileira Orleans St. Jazz Band traz o melhor do jazz tradicional. Conheça-a melhor aqui.
Em seguida, às 16h, é a vez de John Mooney & Bluesiana, guitarrista e cantor nativo de New Orleans, presentear o ouvido do público com uma mistura característica de Mississipi delta blues com slide e funk. Escute-o aqui.
Às 17h30, é a vez da aclamada Amanda Shaw e sua banda The Cute Guys. Com apenas 20 anos de idade, a moça é violinista, cantora, compositora e performer. Miúda e excêntrica, sobe aos palcos e impressiona a todos com sua eletricidade e seu talento. Começou na música ainda criança, lançando seu primeiro CD aos 11 anos. Hoje, é conhecida pelo trabalho com sua banda. Juntos, fazem um som fantástico que mistura blues, cajun e bluegrass. Conheça mais aqui!

Amanda Shaw



Por fim, às 19h, sobem ao palco as New Orleans Ladies of Soul. As ladies são quatro cantoras da nova geração do soul que, juntas, prometem um show repleto de homenagens a outros artistas do soul e do R&B, como Tina Turner, Amy Winehouse e The Supremes.

Serviço
Palco Ibirapuera – Bourbon Street Fest
Onde: Arena de eventos do Parque do Ibirapuera, portão 10 (ao lado do Museu Afro Brasil)
Quando: 30 de julho, sábado, das 15h30 às 20h30
Quanto: gratuito

Passada a semana, é a vez de Moema sofrer overdose de boa música. Montado na Rua dos Chanés, o palco Bourbon On The Street funciona como se fosse um anexo ao ar livre da casa de shows Bourbon Street Music Club. Neste palco gratuito, apresentam-se três atrações no dia sete de agosto. A primeira, às 16h, é o Delfeayo Marsalis Sextet. Delfeayo é um renomado trombonista de jazz, além de ser importante produtor musical. Conheça melhor aqui.
Às 17h30, é a vez de Nathan Williams e sua banda Zydeco Cha Chas (saiba mais deles aqui). Vindos de Louisiana, tocam o melhor do zydeco, espécie de folk do início do século XIX, sempre acompanhado de acordeão, que surgiu nas mãos dos que eram chamados de “criolos”.



Nathan Williams & The Zydeco Cha Chas


Para finalizar o evento, sobe ao palco, às 19h, a Dirty Dozen Brass Band. 34 anos de carreira e parcerias incríveis (como a com David Bowie) fazem desta banda de brass de 7 integrantes uma das atrações mais aguardadas do festival. Animação garantida, já que o show dos rapazes é sempre muito “elétrico”. Conheça-os melhor aqui.



Serviço
Palco Street – Bourbon Street Fest
Onde: Rua dos Chanés, Moema, na rua (próximo ao número 194)
Quando: 07 de agosto, domingo, das 16h às 20h30
Quanto: gratuito

Mais um evento cultural gratuito em SP. Perdê-lo seria uma grande burrada. Comprem um vinho, arranjem companhia e aproveitem o melhor do jazz contemporâneo.

Mais informações: http://www.bourbonstreetfest.com.br/

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Temporada de Teatro Contemporâneo SESI-British Council 2011


A parceria de quatro anos entre o British Council e o SESI-SP se extende, em 2011, com a Temporada de Teatro Contemporâneo SESI-British Council. Focando em novas linguagens cênicas, o evento inclui três produções teatrais, sendo duas delas do Reino Unido.

FREAK SHOW (Brasil)


Escrita por Luise Cohen, formada na primeira turma de novos autores do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, a peça Freak Show simula um programa de auditório sensacionalista que, através de assuntos bizarros, engana o espectador. A protagonista é uma depressiva secretária de meia-idade que resolve participar de um concurso para estrelar um quadro no programa. Sendo selecionada, a sua vida se torna um caos; a produção do talk-show manipula toda informação emitida, transformando os dias da mulher em um verdadeiro inferno.
Assisti ao espetáculo ontem, e dele não tenho quase nada de positivo a dizer. Exagerado, com piadas ultrapassadas e até mesmo vulgares, peca na temática já muito explorada e nas atuações praticamente amadoras. Não recomendo.

Serviço
Onde: Teatro do SESI-SP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo, SP (em frente ao metrô Trianon-MASP)
Quando: De 01/07 a 10/07, às 20h (exceto dia 04/07)
Quanto: gratuito, retirar até dois ingressos no dia do evento
Mais: aqui

BLACK BOX (UK)


Do genial coletivo Bootworks Theatre, Black Box é um projeto surrealista em que a peça Une Boite Andalouse, adaptada do curta Um Cão Andaluz (de Buñuel e Dalí), é apresentada a um único espectador, posicionado dentro de uma pequena caixa preta. Parece complicado, mas não é; uma só pessoa se senta em um banco dentro da caixa. Esta possui três janelas. Com trilha sonora, a abertura das janelas vai variando. Em cada abertura, alguns dos atores da trupe encenam uma curta cena. Por cinco minutos, a rápida alternância dos ângulos de visão proporciona ao público uma interessante experiência. Aos que aguardam a sua vez, do lado de fora, é possível assistir a ágil e bem organizada performance dos atores.



Na abertura da Temporada, também tive a oportunidade de assistir à Black Box. Fazia anos que eu esperava para ver algo tão inteligente como isto e, acreditem, saí de lá cem por cento realizado. Maravilhoso!



Serviço
Onde: Foyer (lounge) do Teatro do SESI-SP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo, SP
Quando: De 01/07 a 10/07 (exceto dia 04/07); das 15:30 às 17:00 e das 18:00 às 19:30
Quanto: gratuito
Mais: aqui e bootworkstheatre.co.uk/home/the_black_box.html


SUSURRUS (UK)


Da companhia teatral Fire Exit, Susurrus, escrita pelo renomado dramaturgo David Leddy, não acontece num palco e também não conta com atores. Mas como? Num percurso escolhido por David, o espectador caminha pelo Parque do Ibirapuera guiado apenas por um mapa, e acompanhado de um rádio com fones de ouvido. O que se ouve é uma reinterpretação contemporânea e sensual de Sonhos De Uma Noite de Verão. Através de densos e tristes fragmentos sonoros (como uma aula de dissecação de pássaros), o espectador é "obrigado" a refletir sobre a vida e sobre todos os detalhes do parque ao parar em cada ponto indicado no mapa. Com foco no poder da voz humana, o espetáculo estreou nos jardins botânicos de Glascow (Escócia) e, devido ao enorme sucesso, viajou pelo mundo todo.

ATUALIZAÇÃO:
Acabo de voltar do Ibirapuera. E é com os pulmões cheios que afirmo: Susurrus foi a experiência cultural mais fantástica, densa e bela que já vivenciei. Caminhando por pontos estratégicos do parque, em que cada movimento, cada objeto, cada pessoa, cada animal e árvore parecem posicionados propositalmente, o espectador emerge na história de uma conturbada família inglesa, regada à fama, à depressão, ao incesto, à solidão. Foram vários os momentos em que me arrepiei/revoltei/emocionei/chorei com a poética narração de quatro pontos de vista; o da mãe, o da filha, o do filho e o do informal narrador. Bestas serão aqueles que deixarem de ir a este evento gratuito genial. E quando digo genial, não estou exagerando, mas sim bem distante de passar a vocês a grandeza do projeto Susurrus. Por favor, IMPLORO a todos que "percam" duas horas de um dia para ganharem uma gigante carga de cultura inovadora.


Serviço
Onde: Parque do Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número, Moema - São Paulo, SP. Início do trajeto: portões 1 e 2, ao lado do Auditório do Ibirapuera. Fim do trajeto: próximo ao portão 7.
Quando: De 27/06 a 10/07, das 10:00 às 16:00
Quanto: gratuito
Mais: aqui e www.davidleddy.com/Sussurus.htm

MESA-REDONDA: "O Teatro Contemporâneo e as Linguagens Performáticas"




Este debate terá como foco a discussão sobre a contemporaneidade na atual cena teatral, destacando a já não mais visível divisão entre atores e público.

Serviço
Onde: Teatro do SESI-SP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo, SP
Quando: 04/07, segunda, das 19:30 às 22:00
Quanto: gratuito (retirada de dois convites por pessoa no dia do evento, a partir do meio-dia)
Mais: aqui