sexta-feira, 1 de julho de 2011

Temporada de Teatro Contemporâneo SESI-British Council 2011


A parceria de quatro anos entre o British Council e o SESI-SP se extende, em 2011, com a Temporada de Teatro Contemporâneo SESI-British Council. Focando em novas linguagens cênicas, o evento inclui três produções teatrais, sendo duas delas do Reino Unido.

FREAK SHOW (Brasil)


Escrita por Luise Cohen, formada na primeira turma de novos autores do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, a peça Freak Show simula um programa de auditório sensacionalista que, através de assuntos bizarros, engana o espectador. A protagonista é uma depressiva secretária de meia-idade que resolve participar de um concurso para estrelar um quadro no programa. Sendo selecionada, a sua vida se torna um caos; a produção do talk-show manipula toda informação emitida, transformando os dias da mulher em um verdadeiro inferno.
Assisti ao espetáculo ontem, e dele não tenho quase nada de positivo a dizer. Exagerado, com piadas ultrapassadas e até mesmo vulgares, peca na temática já muito explorada e nas atuações praticamente amadoras. Não recomendo.

Serviço
Onde: Teatro do SESI-SP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo, SP (em frente ao metrô Trianon-MASP)
Quando: De 01/07 a 10/07, às 20h (exceto dia 04/07)
Quanto: gratuito, retirar até dois ingressos no dia do evento
Mais: aqui

BLACK BOX (UK)


Do genial coletivo Bootworks Theatre, Black Box é um projeto surrealista em que a peça Une Boite Andalouse, adaptada do curta Um Cão Andaluz (de Buñuel e Dalí), é apresentada a um único espectador, posicionado dentro de uma pequena caixa preta. Parece complicado, mas não é; uma só pessoa se senta em um banco dentro da caixa. Esta possui três janelas. Com trilha sonora, a abertura das janelas vai variando. Em cada abertura, alguns dos atores da trupe encenam uma curta cena. Por cinco minutos, a rápida alternância dos ângulos de visão proporciona ao público uma interessante experiência. Aos que aguardam a sua vez, do lado de fora, é possível assistir a ágil e bem organizada performance dos atores.



Na abertura da Temporada, também tive a oportunidade de assistir à Black Box. Fazia anos que eu esperava para ver algo tão inteligente como isto e, acreditem, saí de lá cem por cento realizado. Maravilhoso!



Serviço
Onde: Foyer (lounge) do Teatro do SESI-SP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo, SP
Quando: De 01/07 a 10/07 (exceto dia 04/07); das 15:30 às 17:00 e das 18:00 às 19:30
Quanto: gratuito
Mais: aqui e bootworkstheatre.co.uk/home/the_black_box.html


SUSURRUS (UK)


Da companhia teatral Fire Exit, Susurrus, escrita pelo renomado dramaturgo David Leddy, não acontece num palco e também não conta com atores. Mas como? Num percurso escolhido por David, o espectador caminha pelo Parque do Ibirapuera guiado apenas por um mapa, e acompanhado de um rádio com fones de ouvido. O que se ouve é uma reinterpretação contemporânea e sensual de Sonhos De Uma Noite de Verão. Através de densos e tristes fragmentos sonoros (como uma aula de dissecação de pássaros), o espectador é "obrigado" a refletir sobre a vida e sobre todos os detalhes do parque ao parar em cada ponto indicado no mapa. Com foco no poder da voz humana, o espetáculo estreou nos jardins botânicos de Glascow (Escócia) e, devido ao enorme sucesso, viajou pelo mundo todo.

ATUALIZAÇÃO:
Acabo de voltar do Ibirapuera. E é com os pulmões cheios que afirmo: Susurrus foi a experiência cultural mais fantástica, densa e bela que já vivenciei. Caminhando por pontos estratégicos do parque, em que cada movimento, cada objeto, cada pessoa, cada animal e árvore parecem posicionados propositalmente, o espectador emerge na história de uma conturbada família inglesa, regada à fama, à depressão, ao incesto, à solidão. Foram vários os momentos em que me arrepiei/revoltei/emocionei/chorei com a poética narração de quatro pontos de vista; o da mãe, o da filha, o do filho e o do informal narrador. Bestas serão aqueles que deixarem de ir a este evento gratuito genial. E quando digo genial, não estou exagerando, mas sim bem distante de passar a vocês a grandeza do projeto Susurrus. Por favor, IMPLORO a todos que "percam" duas horas de um dia para ganharem uma gigante carga de cultura inovadora.


Serviço
Onde: Parque do Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número, Moema - São Paulo, SP. Início do trajeto: portões 1 e 2, ao lado do Auditório do Ibirapuera. Fim do trajeto: próximo ao portão 7.
Quando: De 27/06 a 10/07, das 10:00 às 16:00
Quanto: gratuito
Mais: aqui e www.davidleddy.com/Sussurus.htm

MESA-REDONDA: "O Teatro Contemporâneo e as Linguagens Performáticas"




Este debate terá como foco a discussão sobre a contemporaneidade na atual cena teatral, destacando a já não mais visível divisão entre atores e público.

Serviço
Onde: Teatro do SESI-SP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo, SP
Quando: 04/07, segunda, das 19:30 às 22:00
Quanto: gratuito (retirada de dois convites por pessoa no dia do evento, a partir do meio-dia)
Mais: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário