segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SESI Bonecos do Mundo 2011


De 17 a 21 de agosto, São Paulo recebe o SESI Bonecos do Mundo 2011, maior festival de teatro de marionetes do Brasil. O evento traz apresentações de grupos teatrais nacionais e internacionais, além de exposições, workshops, shows, oficinas com mestres mamulengueiros... E o melhor; tudo de graça. A partir do dia 22, é a vez do Rio de Janeiro.



Dias 17, 18 e 19, no teatro do SESI, se apresentam três grupos (cada um em um dia, com duas sessões do mesmo espetáculo). Na quarta, 17, às 19h e 21h, um dos destaques do evento; o grupo peruano Hugo & Inés apresenta o espetáculo Cuentos Pequeños, em que diferentes partes dos corpos são caracterizadas para se assemelharem a bonecos. Estes, então, representam os efêmeros momentos poéticos da vida. Já na quinta, dia 18, a trupe teatral Girovago & Rondella, que se apresentava em ilhas gregas e na costa turca antes de se radicar na Itália, apresenta o melhor de seu teatro de bonecos com o espetáculo Manoviva. Este, que é acompanhado por música ao vivo, reproduz um mini-circo onde seus personagens centrais exercem as mais variadas funções circenses. Na sexta, 19, atores mascarados e bonecos encenam a renomada Gulliver, adaptação de As Viagens de Gulliver criada pela Cia Viaje Inmóvil. Vale destacar que esta trupe é comandada pelo chileno Jaime Lorca, um dos fundadores da eterna companhia La Troppa.

Compañia Viaje Inmóvil - reprodução

É no mezanino do Centro Cultural Fiesp, ao lado do teatro do SESI, que acontecem as três oficinas da programação, duas delas começando hoje (segunda, 15 de agosto). Uma delas, “Fazendo e Manipulando Marionetes”, é ministrada pelo russo Viktor Antonov, um dos mais importantes mestres de marionetes do mundo. Saiba mais sobre estes workshops aqui: http://www.sesibonecos.com.br/2011/oficinas/sp .

No fim de semana, dias 20 e 21, o SESI Bonecos do Mundo migra para a Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera. Esta será dividida em diversos espaços; quatro palcos, um tablado, um mini-circo, a Tenda dos Mestres e o pavilhão de exposições. No pavilhão, será exibida a exposição Giramundo - 40 Anos de Heróis e Vilões, em que a história do Grupo Giramundo (Belo Horizonte) é contada através de 110 bonecos expostos.

Bonecos do grupo Giramundo - reprodução

Bonecos do grupo Giramundo - reprodução

Já na Tenda dos Mestres, às 17h, 18h e 19h de sábado e de domingo, grandes mestres mamulengueiros do Brasil realizam ateliê ao vivo para expor seus trabalhos e ensinar o público sobre a confecção dos mesmos. Para quem não conhece, mamulengo é um típico fantoche do nordeste brasileiro, parte essencial da cultura do nosso país. Entre os mestres convidados está Chico Simões, que além de mamulengueiro e palhaço, é um importante estudioso do teatro popular brasileiro. Excepcionalmente nesta tenda, o grupo paulista XPTO apresenta o espetáculo O Teatrinho de Dom Cristóvão, autoria de Federico Garcia Lorca. O boneco principal, Cristóbal, é um malandro que rouba e mata para poder se casar. Interessantíssimo, é um dos únicos espetáculos só para adultos.

Nos palcos 1, 2, 3 e 4, e também no mini-circo e no tablado, outras companhias teatrais encenam suas peças de bonecos. Ganha destaque, mais uma vez, Viktor Antonov. No espetáculo Circo nos Fios, o homem manipula sozinho, através de fios, uma bailarina hindu, um halterofilista, macacos acrobatas, e assim por diante. O grupo brasileiro Duas Companhias também chama atenção com a obra Caetana, que narra de forma poética e contemporânea o encontro de uma rezadeira nordestina com a morte. A apresentação mais esperada, contudo, é a que finalizará os acontecimentos de sábado (palco 2, 20h30). A banda Pequeno Cidadão, formada por Arnaldo Antunes + Taciana Barros + Edgard Scandurra + Antônio Pinto, tocará para o público sua auto-denominada música psicodélica para crianças. São canções que tratam de temas da vida infantil, mas de forma madura e sofisticada. Durante a apresentação, acrobacias, bolas pelo ar, desenhos em telões, e assim por diante.


Trecho de Circo nos Fios, de Viktor Antonov

Caetana, do Duas Companhias - reprodução

Ah, vale destacar que, durante o evento, o grupo homenageado da vez - Giramundo - ainda presenteia o público com a cenografia “Bonecos Gigantes”. Nove torres montadas reúnem o melhor do teatro com bonecos gigantes. Algumas das torres serão parcialmente abertas para que os espectadores possam entender toda a manipulação por trás dos palcos. Haverá também uma casa fotográfica de tamanho humano, com palco e fios soltos. Nesta casa, é possível para qualquer um subir ao palco e se prender aos fios, sendo fotografado como se fosse um boneco de teatro.

Depois de São Paulo, o SESI Bonecos do Mundo 2011 chega ao Rio de Janeiro. O evento chamou minha atenção por sua tremenda carga cultural de valor internacional. Sem ter que pagar nada, um grande público pode entrar em contato com a cultura popular dos mais diversos países. Ajudem-me na divulgação de tal acontecimento, que com certeza deixará sua marca na história do teatro de bonecos.

Serviço
SESI Bonecos do Mundo 2011 – São Paulo
Onde e quando:
Centro Cultural Fiesp e teatro do SESI; Avenida Paulista, 1313 – 17, 18 e 19 de agosto, às 19h e às 21h // Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera; - 20 e 21 de agosto, das 16h30 às 21h
Quanto: gratuito (retirar até dois ingressos com antecedência)
Mais informações, programação completa, sinopses, e programação do Rio:
http://www.sesibonecos.com.br/
http://www.sesisp.org.br/home/2006/centrocultural/imagens/Teatro/bonecos-programacao.pdf

Extra! Veja como foi o evento em 2010:

Um comentário:

  1. Núbia dos Santos reis31 de agosto de 2011 às 15:25

    o BONECO MARIONETE FOI MUITO BOM PORQUE ELE É ENGRAÇADO ,FALA MUITO E É DIVERTIDO.O BONECO DE LUVA É MUITO BOM MAS ELE É MUITO INTELIGENTE MAS SAO MUITO PEQUENOS ELE COSPE FOGO. NAO DEU PARA VER MELHOR MAS O POUCO QUE EU VI FOI MUITO BOM.

    ResponderExcluir